
- Através do Tratado de Montevidéu, é criada a Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC), que vigorou até 1981.
.

- É lançado o jornal Folha de São Paulo.

- Em






- A inflação acumulada oficial de 1960 foi de 25,4%, herança maldita para Jango Goulart.
- Outro crime brutal choca todo o país, a "Chacina de Parelheiros", em São Paulo. Os meliantes Gabriel do Espírito Santo, Ernesto Seixas e Evaristo Godói, ao assaltar a casa de Miguel Brás do Prado e de sua família, terminaram por promoverem sangrenta chacina, matando, além do comerciante, sua mulher Maria Aparecida Eduardo e seus quatro filhos, todos menores de oito anos, a tiros, machadadas e facadas.
.

- O boxeador paulistano Éder Jofre conquista seu primeiro título mundial, como Peso Galo, nocauteando o mexicano Eloy Sanchez.


- É inaugurado o Estádio do Morumbi em São Paulo (SP).

- A UNE decreta greve geral dos estudantes, pedindo a cabeça do ministro da Educação, Armando Falcão.
.
- Nasce o piloto de Fórmula-1 Ayrton Senna (1960 - 1994).
- Realizando a melhor campanha, ganhando do Palmeiras, em sua última partida, por 1 a 0, o Fluminense se sagra campeão do torneiro Rio-São Paulo desse ano.

- Começa a circular o Correio Brasiliense - obra de Assis Chateaubriand -, que se transformaria no principal jornal da Capital Federal.


- É criado o Caderno B do Jornal do Brasil, consolidado e sistematizado, no ano seguinte, por Alberto Dines e diversos outros, que influenciaria parcela importante da intelectualidade brasileira.


.

- Vinícius de Moraes lança o clássico Antologia Poética.

- Nelson Werneck Sodré ( 1912 - 1999) publica, assessorado pela CBPE, uma edição ampliada de sua bibliografia brasiliana O Que se Deve Ler para Conhecer o Brasil.
- É introduzido o videoteipe no Brasil.
- Pelo Censo desse ano, o Brasil tem 70.070.457 habitantes, sendo 35.055.457 homens e 35.015.000 mulheres. O país ainda é predominantemente rural: enquanto 31. 303.034 pessoas moram nas cidades, no Brasil rural vivem 38.767423. Do total de habitantes, 31.362.783 sabem ler e escrever, enquanto 27.578.971 são analfabetas.

2 comentários:
Na imagem do link o jornalista é Carlos Lemos, e não Alberto Dines.
É verdade, prezado leitor (a). Tão logo tiver um tempo, vou corrigir a fotografia. Peço-lhe, como favor, que, caso você ache qualquer outra inconsistência, favor me informar para eu pesquisar e fazer as correções adequadas.
Zé Fialho.
Postar um comentário