Interessado em construir a rodovia Belém-Brasília, Juscelino procedeu, em 15 de maio de 1958, à formação de um órgão coordenador daquela obra, a Rodobrás, nomeando Bernardo Sayão para supervisionar o órgão.
- Chega ao Rio o subsecretário do governo norte-americano, Roy Rubottom, objetivando transmitir a concordância de Eisenhower em auxiliar os países da América Latina através de um programa de desenvolvimento econômico multilateral, a Operação Pan-Americana (OPA).
- Raimundo Faoro (1925 - 203) lança Os Donos do Poder, que, segundo Darcy Ribeiro, é uma “análise weberiana do caráter burocrático das classes dirigentes lusitana e brasileira”.
- O Palácio da Alvorada é inaugurado em Brasília, em julho de 1958.
- São lançados Gabriela Cravo e Canela, de Jorge Amado, O Ventre, de Carlos Heitor Cony, História do Carnaval Carioca, de Eneida, e Minha Vida de Menina, de Helena Morley.
- Morre o explorador e geógrafo brasileiro, marechal Cândido Rondon (1865 - 1958).
- É inaugurada em São Bernardo dos Campos a primeira fábrica da Ford no país.
- É lançado pela Odeon no mercado o disco em 78 rotações, contendo as músicas Chega de Saudade (Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Morais), de um lado, e, do outro, Bim Bom (João Gilberto), ambas interpretadas pelo então quase desconhecido João Gilberto.
- Elisete Cardoso lança o antológico LP Canção do Amor Demais, com músicas de Tom Jobim e Vinícius de Morais, considerado o marco da bossa-nova, por causa de sua interpretação e do acompanhamento de João Gilberto ao violão em Chega de Saudade e Outra Vez.
- A Portela se sagra a escola bicampeã do carnaval de 1958, com o samba-enredo Vultos e Efemérides do Brasil, dos compositores Simeão e Jorge Porqueiro.
- Ao empatar em 1 X 1 com o Flamengo, o Vasco da Gama se torna campeão carioca de futebol do ano. O time base formado por Miguel, Paulinho e Bellini; Écio, Orlando e Coronel. Sabará, Almir, Roberto Pinto, Valdemar e Pinga, ficou conhecido com o “Super-Super Campeão” de 1958.
- O Santos Futebol Clube, em campeonato corrido, com o time base formado por Manga, Formiga e Pavão; Zito, Ramiro e Jordão. Sormani, Coutinho, Pavão, Pelé e Pepe, se consagra campeão paulista de futebol, ao empatar em 2 X 2 com o São Paulo.
- A paulista Maria Ester Bueno é a primeira brasileira a vencer um torneio de tênis em Wimbledon, o de duplas, ao lado da norte-americana Althea Gibson.
- É fundada a cidade-satélite de Taguatinga, no Distrito Federal.
- Pela primeira vez no Brasil é usado o videoteipe. Foi no TV de Vanguarda, da TV Tupi de São Paulo, com a apresentação do conto O Duelo, de Guimarães Rosa. Ainda não havia a possibilidade de montagem ou de edição do VT.
- Sob a direção do francês Marcel Camus, roteiro de Vinícius de Moraes, adaptação de Jacques Viot e Marcel Camus, músicas de Luiz Bonfá e Antônio Carlos Jobim, são iniciadas no Rio de Janeiro as filmagens de Orfeu Negro, baseado em Orfeu da Conceição, de Vinícius de Morais, protagonizado por Breno Melo (ex-jogador de futebol do Bangu), Marpessa Dawn e Léa Garcia, que ganharia a Palma de Ouro no Festival de Cannes e o Oscar de Melhor Filme estrangeiro.
- Estréia na TV Tupi do Rio de Janeiro o seriado Falcão Negro, encarnado por Gilberto Martinho (1927 - 2001), tendo Haydée Miranda como a mocinha, o primeiro herói juvenil da televisão brasileira. Como ainda não havia um sistema de redes, em São Paulo, o herói era vivido na emissora por José Parisi (1924 - 1992) desde 1954, com Delly Azevedo como co-protagonista (a partir de 1957).
- Após ser vaiada no concurso de Miss Guanabara, Adalgisa Colombo é eleita Miss Brasil, ficando, posteriormente, em segundo lugar no concurso Miss Universo.
- Implantado o sistema de Discagem Direta à Distância (DDD) entre São Paulo e Santos através de um cabo coaxial.
- Estréia, no final do ano, a peça de Nelson Rodrigues Os Sete Gatinhos.
- O escritor mineiro Rubem Braga publica a crônica Ai de Ti, Copacabana.
- Nora Ney e Jorge Goulart são escolhidos pela crítica especializada os melhores cantores do ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário