21.9.06

ALÉM DO MAIS...

- O Congresso Nacional aprova a lei que cria a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), órgão com sede em Recife. Celso Furtado é nomeado seu superintendente.


- Através do Tratado de Montevidéu, é criada a Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC), que vigorou até 1981.
.


- É lançado o jornal Folha de São Paulo.


- Durante a vista ao Brasil do presidente dos Estados Unidos, Eisenhower, um DC-6 da Marinha Americana se choca com um DC-3 da Real, matando, no choque, 66 pessoas.


- Em uma disputa histórica, com muita confusão e embate entre a polícia e os sambistas, cinco escolas ganharam o carnaval carioca de 1960: Portela, com o samba-enredo Rio, Capital Eterna do Samba ou Rio, Cidade Eterna (Walter Rosa); Acadêmicos do Salgueiro, com o samba-enredo Quilombo dos Palmares (Noel Rosa de Oliveira / Anescarzinho do Salgueiro / Walter Moreira); Estação Primeira de Mangueira, samba-enredo Carnaval de Todos os Tempos ou Glória ao Samba (Hélio Turco, Pelado e Cícero); Império Serrano, samba-enredo Medalhas e Brasões (Mano Décio e Silas de Oliveira), cuja letra teve de ser alterada, porque as autoridades paraguaias não gostaram das referências a seu herói, Solano Lopez, retratado, no samba, como ditador); Unidos da Capela, samba-enredo Produtos e Costumes de Nossa Terra, escola que se fundiu com a Aprendizes de Lucas, resultando na criação da Unidos de Lucas.

- O controvertido candidato à presidência da República, Jânio Quadros, anuncia que participará da Conferência dos Países Subdesenvolvidos, a realizar-se em Havana, capital de Cuba, já então sob forte pressão dos Estados Unidos.



- A inflação acumulada oficial de 1960 foi de 25,4%, herança maldita para Jango Goulart.



- Outro crime brutal choca todo o país, a "Chacina de Parelheiros", em São Paulo. Os meliantes Gabriel do Espírito Santo, Ernesto Seixas e Evaristo Godói, ao assaltar a casa de Miguel Brás do Prado e de sua família, terminaram por promoverem sangrenta chacina, matando, além do comerciante, sua mulher Maria Aparecida Eduardo e seus quatro filhos, todos menores de oito anos, a tiros, machadadas e facadas.
.
- Maria Esther Bueno repete a conquista de Wimbledon e se torna a primeira mulher a vencer os quatro torneios do chamado Grand Slam (Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e Aberto dos Estados Unidos), no mesmo ano, em duplas.


- O boxeador paulistano Éder Jofre conquista seu primeiro título mundial, como Peso Galo, nocauteando o mexicano Eloy Sanchez.



- Vencendo o Palmeiras pelo placar de 2 a 1, o Santos é campeão paulista de futebol desse ano, com a equipe titular formada por Laércio, Dalmo e Mauro; Zé Carlos, Calvet e Zito. Sormani (Dorval), Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe.
.

- É criada a Universidade Federal Fluminense (UFF), no Estado do Rio de Janeiro.


- É inaugurado o Estádio do Morumbi em São Paulo (SP).



- A UNE decreta greve geral dos estudantes, pedindo a cabeça do ministro da Educação, Armando Falcão.


.

- Nasce o piloto de Fórmula-1 Ayrton Senna (1960 - 1994).


.

- Realizando a melhor campanha, ganhando do Palmeiras, em sua última partida, por 1 a 0, o Fluminense se sagra campeão do torneiro Rio-São Paulo desse ano.



- Começa a circular o Correio Brasiliense - obra de Assis Chateaubriand -, que se transformaria no principal jornal da Capital Federal.


- O Brasil se sai muito mal nos Jogos Olímpicos de Roma, ganhando somente duas medalhas de bronze, uma no basquete, outra na natação, com Manuel dos Santos Jr. O bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva que tentaria mais uma medalha no salto triplo, não passou sequer pela fase eliminatória. Estava com tuberculose e ninguém sabia disso.

- É criado o Caderno B do Jornal do Brasil, consolidado e sistematizado, no ano seguinte, por Alberto Dines e diversos outros, que influenciaria parcela importante da intelectualidade brasileira.


- O América Futebol Clube, contando com Ari, Jorge, Djama Dias, Amaro, Wilson Santos e Ivan. Calazans, Antoninho, Quarentinha, João Carlos e Nilo, vencendo o Fluminense pelo placar de 2 a 1, se sagra campeão carioca de 1960.

- Glauber Rocha trabalha como produtor executivo de A Grande Feira, longa-metragem de Roberto Pires, produzido por Rex Schindler. Ao mesmo tempo, Luiz Paulino dos Santos dá início às filmagens de Barravento, com Glauber novamente na produção executiva. Só que, após um conturbado início de filmagem, Glauber assume a direção da película, aproveitando alguns copiões de Luiz Paulino, refazendo, porém, o roteiro.
.



- Vinícius de Moraes lança o clássico Antologia Poética.




- Nelson Werneck Sodré ( 1912 - 1999) publica, assessorado pela CBPE, uma edição ampliada de sua bibliografia brasiliana O Que se Deve Ler para Conhecer o Brasil.


- É introduzido o videoteipe no Brasil.

- Pelo Censo desse ano, o Brasil tem 70.070.457 habitantes, sendo 35.055.457 homens e 35.015.000 mulheres. O país ainda é predominantemente rural: enquanto 31. 303.034 pessoas moram nas cidades, no Brasil rural vivem 38.767423. Do total de habitantes, 31.362.783 sabem ler e escrever, enquanto 27.578.971 são analfabetas.

- Para "salvar" o Brasil do "Comunismo ateu", o pensador católico Plínio Correia de Oliveira, cria a TFP – Tradição, Família, Propriedade, uma organização de extrema direita violenta e desordeira.

2 comentários:

Anônimo disse...

Na imagem do link o jornalista é Carlos Lemos, e não Alberto Dines.

Década de 50 disse...

É verdade, prezado leitor (a). Tão logo tiver um tempo, vou corrigir a fotografia. Peço-lhe, como favor, que, caso você ache qualquer outra inconsistência, favor me informar para eu pesquisar e fazer as correções adequadas.

Zé Fialho.