15.9.06

ALEM DO MAIS...

- Após nove anos sem levantar o tílulo estadual o Palmeiras se sagra campeão paulista de futebol, vencendo o favoritíssimo Santos de Pelé pelo placar de 2 X 1, gols de Pelé para o Santos e de Julinho e Romeiro para o Palmeiras.



- O Brasil termina em terceiro lugar nos jogos pan-americanos, realizados em Chicago, Estados Unidos da América, de 1959, com um total de 22 medalhas (9 de ouro, 19 de prata e 11 de bronze, ficando atrás, por ordem, dos Estados Unidos e da Argentina. O destaque brasileiro foi novamente Adhemar Ferreira da Silva, medalha de ouro no salto triplo.




- O rinoceronte Cacareco é eleito vereador de São Paulo com mais de cem mil votos.





- Morre no Rio de Janeiro, em novembro desse ano, aos 72 anos de idade, o compositor e regente brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887 - 1959).



- É lançado no Suplemento Dominical do Jornal do Brasil, edição de 23 de março de 1959, o Manifesto Neoconcretista; tendo a I Exposição de Arte Neoconcreta a participação de Lygia Clark, Lygia Pape, Amílcar de Castro, Franz Weissmann, Reynaldo Jardim, Sérgio Camargo, Theon Spanudis e Ferreira Gullar.





- Carlos Drummond de Andrade (1902 - 1987) lança, pela José Olympio Editora, seu livro Poemas.





- Depois de uma carreira atribulada, jogando por diversas equipes brasileiras e sul-americanas –Botafogo, Vasco da Gama (por quem foi campeão carioca de 1949), Boca Juniors (Argentina), Atlético de Barranquilha (Colômbia), Santos e América do Rio de Janeiro, além de ter participado das vitoriosas campanhas da Copa Rocca, de 1945, e da Copa Rio Branco de 1947 pela Seleção Brasileira, e após ser internado em um manicômio na cidade mineira de Barbacena em 1953, morre, nesse ano de 1959, o centro-avante Heleno de Freitas, um dos mais elegantes e inteligentes jogadores brasileiros de todos os tempos. Pela sua elegância e boa pinta, era chamado pela torcida adversária de Gilda, uma das mais sedutoras personagens do cinema hollywoodiano, interpretada pela atriz Rita Hayworth, uma das deusas do cinema mundial.



- Roberto Carlos grava seu primeiro disco, um 78 rpm com as músicas João e Maria e Fora do Tom, no estilo bossa nova, ambas compostas por Carlos Imperial.






- Maior tenista brasileira de todos os tempos, Maria Esther Bueno coleciona uma lista de títulos que dá inveja a qualquer esportista do mundo. Sua fama se deve não só ao tricampeonato em Wimbledon, mas também às quatro conquistas do US Open. Em 1959, aos 19 anos, ela se firmou como estrela de primeira grandeza do circuito mundial, ao levantar o torneio de Wimbledon e o Aberto dos EUA.



- O Santos Futebol Clube, contando, por ordem, com Getulio, Álvaro, Ramiro, Mourão, Zito e Laércio. Dorval, Jair da Rosa Pinto, Coutinho, Pelé e Pepe, ganha o Torneio Rio-São Paulo, ao ganhar do Vasco da Gama pelo placar de 3 X 0.







- Glauber Rocha (1938 - 1981), que viria ser o mais importante cineasta brasileiro de todos os tempos, monta e conclui seu primeiro filme, Pátio.





- Jorge Amado (1912 - 2001) ganha praticamente todos os prêmios nesse ano com o romance Gabriela Cravo e Canela; Prêmio Machado de Assis, do Instituto Nacional do Livro; Prêmio Paula Brito, da antiga Prefeitura do Distrito Federal, Rio de Janeiro; Prêmio Luísa Cláudia de Sousa, do PEN Clube do Brasil, Rio de Janeiro; Prêmio Carmem Dolores Barbosa, de São Paulo; Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, São Paulo.




- É demolida a favela da Catacumba no Rio de Janeiro.



- Inaugura-se a ponte aérea Rio-São Paulo.



- Eneida (1904 - 1971) publica sua História do Carnaval Brasileiro, insuperável até hoje.






- O Ministro da Justiça, Armando Falcão, assina a primeira legislação regulamentando a censura de TV no Brasil.





- É lançado o romance Crônica da Casa Assassinada, de Lúcio Cardoso (1912 - 1968), pela José Olympio Editora, incluído entre os 15 melhores romances brasileiros do século XX pelo jornal Folha de São Paulo.




- O Fluminense Futebol Clube, com o time base formado por Castilho, Roberto e Pinheiro; Clóvis, Altair e Ivan. Romeu, Jair Francisco, Valdo Escurinho e Telê Santana, ganha o campeonato carioca de futebol, ao empatar com o Botafogo pelo placar de 3 X 3.



- Nelson Gonçalves e Vera Lúcia são escolhidos pela Revista do Rádio os melhores cantores do ano.



- A Portela ganha o carnaval carioca pelo terceiro ano consecutivo com o samba-enredo Brasil, Panteão de Glórias, composto por Candeia, Casquinha, Bubu, Valdir 59 e Picolino.



- Celso Furtado (1920 - 2004) lança Formação Econômica do Brasil, renovando os estudos da história econômica do país.





- Sérgio Buarque de Holanda publica Visão do Paraíso, os motivos edênicos do descobrimento e colonização do Brasil.




- A cantora Elis Regina (1945 - 1982) assina seu primeiro contrato profissional com a Rádio Gaúcha de Porto Alegre.





- Com o time contando com, da esquerda para a direita, Rosa Branca, Waldemar, Edson, Otto, Amaury, Waldir (em pé), Wlamir, Algodão, Zezinho, Fernando, Jatyr e Pecente (agachados), pela primeira vez, o Brasil ganha o Campeonato Mundial de Basquete Masculino.


- Tendo o nome inspirado na linha de ferro Leopoldina e a partir de uma dissidência na Escola de Samba Recreio de Ramos, hoje inexistente, foi fundada, nesse ano, a Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense.

- Com a instalação da indústria automobilística no Brasil, foram fundados o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e o de Diadema, que atuaram juntamente com o originário Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, até a reunificação de 1993, quando foi criado, então, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. to dos Metalúrgicos de São Bernardo dos Campos.

- O general Amaury Kruel (1901 - 1996), que, mais tarde, seria o comandante do II Exército em São Paulo, aderindo ao golpe militar que depôs o presidente João Goulart, é acusado, nesse ano, por corrupção e envolvimento com as "caixinhas" do jogo do bicho, drogas, lenocínio, cassinos clandestinos entre outras, sendo obrigado a deixar a chefia da polícia.

Nenhum comentário: