20.8.06

ALÉM DO MAIS...

- A TV Tupi de São Paulo leva ao ar a primeira telenovela brasileira, Sua Vida me Pertence, com Vida Alves e Walter Foster, os quais também protagonizam o primeiro beijo da TV.


- A Rádio Nacional do Rio de Janeiro inicia a transmissão da novela O Direito de Nascer, do cubano Félix Caignet. Com Paulo Gracindo e Ísis de Oliveira nos papéis principais, a novela se constituindo em um dos maiores sucessos populares radiofônicos de todos os tempos.


-
O Palmeiras é o campeão do torneio Rio-São Paulo de futebol de 1951, ficando o Corínthians com o vice-campeonato.


- A Império Serrano consegue o tri-campeonato no desfile oficial do carnaval carioca com o enredo 61 Anos de República (samba-enredo de Silas de Oliveira). Portela, no desfile não oficial, também se sagra campeã com o enredo A Volta do Filho Pródigo, homenagem à espetacular volta de Getúlio Vargas ao poder. Seu samba-enredo é de autoria de Josias e Chatinho.



-
Morre uma das glórias do teatro brasileiro, Itália Fausta (1887 - 1951).


.

- Vencendo o Palmeiras por 3 X 1, o Corinthians ganha o campeão paulista de 1951. O time base era formado por Cabeção, Baltazar, Touguinha, Jackson, Lorena, Murilo, Idário, Carbone, Julião, Luizinho e Cláudio.


- Dentre as publicações do ano, sobressaem o ensaio sociológico Sobrados e Mocambos, de Gilberto Freyre; Novelas nada Exemplares, do paranaense Dalton Trevisan e Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade.


- Chagas Freitas, político populista carioca cria o jornal O Dia - do qual, segundo o vulgo, "corria sangue" -, iniciando sua escalada rumo ao poder, contando com a fundamental ajuda de Emilinha Borba, que o colocaria no governo do Estado do Rio de Janeiro.


- Iniciam-se as operações da TV Tupi do Rio de Janeiro, transmitidas a partir das instalações da Rádio Tamoio. Dorival Caymmi é um dos astros do programa de abertura. Também começam a ser fabricados no Brasil os primeiros receptores de televisão com a marca “Invictus”.


- O Fluminense é o campeão carioca de futebol da temporada, ao vencer o Bangu pelo placar de 2 X 0. A equipe vencedora contou com Pé de Valsa, Edson, Jaiminho, Castilho, Pinheiro e Lafaete.Tele Santana, Didi, Carlayle, Orlando e Joel.




- Inaugurada a hidrelétrica de São Francisco, aproveitando o potencial da cachoeira de Paulo Afonso, a maior do Brasil até então.



- A atriz Maria Clara Machado (1921 - 2001), que mais tarde seria autora de mais de 30 peças infantis, dentre as quais Pluft, o Fantasminha, de 1955, com montagens em vários países, O Rapto das Cebolinhas, A Bruxinha que Era Boa, O Cavalinho Azul, A Menina e o Vento, A Coruja Sofia e outras, funda no Rio de Janeiro O Tablado, o mais procurado curso de formação de atores do país.

.

- Estréia o “Grande Teatro das Segundas-Feiras” na TV Tupi, onde se destacam Bibi Ferreira e seu pai, Procópio Ferreira, Maria Della Costa e muitos outros.



.

- Emilinha Borba é eleita, pela segunda vez consecutiva, a melhor cantora do Brasil em votação popular. Francisco Carlos, o novo ídolo das matinês, se elege o melhor cantor.


- A gravadora Sinter (Capitol) lança o primeiro elepê brasileiro - Carnaval -, todo com músicas para o carnaval interpretadas por Oscarito, Irmãs Meireles, César de Alencar, Marion, Neusa Maria, Geraldo Pereira, Heleninha Costa e Os Cariocas.


- A vedete Elvira Pagã enfrenta forte oposição da sociedade e da igreja de Sorocaba, interior de São Paulo, quando de um show na cidade. Com o título "UM NOME QUE SOA MAL NUMA SOCIEDADE CRISTÃ", as autoridades eclesiásticas lançam um manifesto em que se lia: "(...) Seus espetáculos não servem para você que está saindo da igreja. Não vá e dissuada os seus amigos de irem assistir à profanação da dignidade feminina. Se você tem uma esposa cristã ou espera encontrar um desses anjos em seu caminho, abstenha-se de concorrer para o aviltamento da mulher."


- Nasce em Santa Catarina a ex-Miss Brasil e, depois, conceituada atriz Vera Fischer, atuando, ao longo dos anos, de diversas novelas (Mandala, América, O Clone, Laços de Família, Pecado Capital, O Rei do Gado etc.) e de filmes, Bonitinha mas Ordinária (Braz Chediak), Doida Demais (Sérgio Resende), Amor Estranho Amor e Amor Voraz (Walter Hugo Khoury), Eu te Amo (Arnaldo Jabor) e muitos outros.


- Chega ao Brasil, onde moraria por 15 anos, a maior poeta norte-americana Elisabeth Bishop. Freqüentando o eixo Rio/Petrópolis/Ouro Preto, Bishop teve um atribulado caso de amor com Lota de Almeida Soares, de família aristocrática e encarregada por Carlos Lacerda, então governador do Estado da Guanabara, de administrar a construção do Aterro do Flamengo com o cargo de diretora-executiva da Fundação Parque Flamengo (1965).

.

- Cacilda Becker (Melhor Atriz), Jayme Costa (Melhor Ator) e Pedro Bloch (Melhor Autor Nacional) são eleitos os melhores do ano pela Associação Brasileira de Críticos Teatrais.


- Já existem, aproximadamente, sete mil aparelhos de televisão no Rio de Janeiro e em São Paulo.


- Aprovada pelo Congresso Nacional a lei Afonso Arinos, caracterizando o racismo como contravenção penal.


Um comentário:

Unknown disse...

olá, preciso presentear um amigo com a cópia do filme Suzana e o Presidente. Os pais dele foram figurantes e será a única recordação que terá dos seus pais.
Andreia