5.9.06

ALÉM DO MAIS...







- Adhemar Ferreira da Silva torna-se bi-campeão olímpico na categoria “Salto Triplo”, com a marca de 16,36m.








- Morre Tomás Santa Rosa (1909 – 1956), cenógrafo da peça de Nelson Rodrigues Vestido de Noiva, onde cria um espaço cênico em dois níveis, grande ousadia à época.







- O Santos Futebol Clube, com o time base formado por Ivan, Ramiro e Manga. Urubatão, Feijó e Helvio. Alfredinho, Jair da Rosa Pinto, Pagão, Vasconcelos e Pepe (portanto ainda sem Pelé como titular), se consagra bicampeão paulista de futebol, vencendo o São Paulo pelo placar de 4 X 2.







- A Império Serrano ganha o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro com o samba-enredo Caçador de Esmeraldas, de autoria de Mano Décio e Silas de Oliveira.



- Coalizão de comunistas e a esquerda católica ganha a eleição da União Nacional dos Estudantes, nas mãos da direita há cinco anos. O presidente eleito, Marcos Heusi, inicia uma campanha nacionalista contra os interesses da American Can que “queria enlatar o Brasil”.






- Sob a batuta de Amílcar Vianna Martins (1907 - 1990), é criado o Departamento Nacional de Endemias Rurais, integrante do Departamento Nacional da Saúde.








- Inicia-se a fabricação do DKW pela Vemag, um carro que fez história no país.








- Décio de Almeida Prado publica Apresentação do Teatro Brasileiro Moderno, até hoje uma das melhores obras sobre o teatro brasileiro.






- É lançado o edital do concurso para a construção do Plano Piloto de Brasiília, posteriormente, ganho por Lúcio Costa (1902 - 1998).






- O Clube de Regatas Vasco da Gama, com o time base formado por Carlos Alberto, Paulinho e Bellini. Laerte, Orlando e Coronel. Sabará, Vavá, Livinho Walter e Pinga, se sagra campeão carioca de futebol dessa temporada, vencendo o Bangu pelo placar de 2 X 1, ficando famosa a expulsão do craque Zizinho, segundo alguns, para que o time vascaino ganhasse a partida, e empatando com o Olaria por 1 X 1.



- Nasce em São Paulo a cantora Zizi Possi.





- Ângela Maria (tetra-campeã) e Nelson Gonçalves são eleitos pela crítica especializada os melhores cantores do ano.













- Estréia no Teatro Municipal do Rio de Janeiro a peça Orfeu da Conceição, texto de Vinícius de Moraes, músicas de Antônio Carlos Jobim e cenários de Oscar Niemeyer.









- Nasce em Belém do Pará a cantora Fafá de Belém.






- Morre no Rio de Janeiro o cantor Augusto Calheiros (1891 - 1956).






- Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, estréia no Santos Futebol Clube.









- João Guimarães Rosa publica Grande Sertão: Veredas, livro que revolucionou o gênero regionalista, ao mesclar narração, poesia e gramática, praticamente recriando uma língua desconhecida do brasileiro.





- Nasce na cidade de Campo Grande o cantor e compositor Almir Sater.





- João Cabral de Melo Neto causa impacto nacional ao lançar o poema Morte e Vida Severina.








- A gravadora Odeon lança o Long Playing Polêmica, que conta a briga musical entre Noel Rosa e Wilson Batista, com os cantores Roberto Paiva e Francisco Egydio.




- Nasce no Rio de Janeiro o ator e dramaturgo Miguel Falabella.




- O antigo território de Guaporé, por lei do Congresso Nacional, passa a se chamar Rondônia, em homenagem ao indigenista brasileiro Cândido Rondon.






- Mário Palmério publica Vila dos Confins, grande êxito de crítica e de vendas.







- É publicado pelo jornal O Estado de São Paulo o “Relatório Kruschev”, que denunciava ao mundo os crimes da era Stalin, deixando perplexos os comunistas brasileiros.






- Fernando Sabino (1923 – 2004) lança seu romance Encontro Marcado, considerado o melhor livro a retratar sua geração.





- Alceu Amoroso Lima dá sua contribuição à língua pátria ao lançar sua Introdução à Literatura Brasileira.








- Nasce no Rio de Janeiro o cantor e compositor Osvaldo Montenegro.

0 comentários:

Postar um comentário

<< Home