26.8.06

ALÉM DO MAIS...


- Em mensagem enviada ao Congresso Nacional, Getúlio Vargas propõe a criação da Eletrobrás.





- A
ntônio Callado lança O Esqueleto da Lagoa, livro, onde, em tons de reportagem, descreve o desaparecimento na Amazônia do explorador inglês Percy H. Fawcett.




- Morre Jorge de Lima (1895 - 1953), um dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos, autor de O Anjo, de Invenção de Orfeu e de vários outros poemas.




- Ao vencer o Botafogo por 2 X 1, o Flamengo, contando com Garcia, Pavão, Leone, Jadir, Bria e Beto. Joel, Rubens, Adãozinho, Índio e Esquerdinha, se torna campeão carioca de futebol da temporada de 1953.



- Patrocinado pelo Ministério da Educação (Serviço Nacional do Teatro), é encenada pela Companhia Dramática Nacional a peça de Nelson Rodrigues A Falecida, com Sônia Oiticica encabeçando o elenco.




- Repelindo as mentiras e calúnias assacadas contra ele, Getúlio Vargas, ao lado do jovem governador de Minas Gerais, Juscelino Kubitscheck, inaugura nas cercanias da capital, Belo Horizonte, a usina siderúrgica Mannesmann.





- Emilinha Borba (público) e Ângela Maria (crítica) são escolhidas as melhores cantoras do ano.



- É lançado pela
TV Tupi, o programa Alô Doçura, criado por Cassiano Gabus Mendes e interpretado pelo então casal John Herbert e Eva Wilma. O primeiro episódio se chamava Namorados de São Paulo.



- Como prévia do que aconteceria na Copa do Mundo de 1954, o Brasil, cuja seleção base contava com Eli, Gilmar, Haroldo, Helvio, Brandãozinho e Paulinho. Claudio, Baltazar, Ademir, Didi e Rodrigues, perde o Campeonato Sul-Americano de futebol para o Paraguai.




- O Corínthians, cujo time base nesse ano era formado por Cabeção, Idario, Goiano, Homero, Olavo e Roberto. Claudio, Luizinho, Carbone, Souzinha e Baltazar,
se sagra campeão do torneio Rio-São Paulo de futebol, ficando o Fluminense como vice.




- Tornando-se a peça brasileira mais representada fora do Brasil, entra em cartaz a peça A Raposa e as Uvas, de Guilherme de Figueiredo (1915 - 1997), com Sérgio Cardoso
e Nydia Lícia nos papéis principais.



Dois clássicos da literatura Brasileira são lançadaos nesse ano: Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos (1892 - 1953, (onde são narrados os padecimentos na prisão do autor e de vários companheiros comunistas durante a ditadura do Estado Novo) e Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles (1901 - 1964).



- Criada a Comissão Mista BNDE-CEPAL, formada por técnicos das duas entidades, sob a orientação de Celso Furtado. Mais uma comissão para realizar um estudo global sobre a economia brasileira.



- Com os desfiles das escolas de samba unificados, a Portela se sagra a grande campeã do carnaval com o enredo As Seis Datas Magnas, sendo o samba-enredo de autoria de Althair Prego e Candeia.




- Vítor Costa, o ex-todo-poderoso da Rádio Nacional compra a TV Paulista, transfere seus equipamentos para um cinema e lança um dos mais duradouros programas da televisão brasileira, o A Praça é Nossa, de Manoel da Nóbrega.




- São inauguradas a TV Record, Canal 7 (em São Paulo), no primeiro prédio construído especificamente para televisão, e a TV Rio, Canal 13, esta a segunda estação televisiva do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: