24.8.06

ALÉM DO MAIS...

- Humberto Mauro (1897 - 1983) filma O Canto da Saudade, com Cláudia Montenegro e Mário Mascarenhas encabeçando o elenco, filme com influências de sua passagem pelo INCE - Instituto Nacional do Cinema Educativo, período em que realiza vários filmes educativos e de propaganda, onde se sobressai um cineasta que integra de forma emocionante a natureza e a música. Foi seu último filme em longa-metragem.



- Mary Gonçalves, da Rádio Clube do Rio de Janeiro é eleita Rainha do Rádio. Cantora pouco conhecida, o resultado coloca o concurso em cheque. Vence Dóris Monteiro, Adelaide Chiozzo, Araci Costa e Ísis de Oliveira.


- Emilinha Borba é eleita, pela terceira vez consecutiva, a melhor cantora do ano, ficando Dircinha Batista na segunda colocação. Surpreendentemente, Orlando Silva, em fase de declínio popular, se elege o melhor cantor, derrotando os novos ídolos Francisco Carlos (segundo), Nelson Gonçalves (terceiro) e Jorge Goulart (quarto colocado).


- Sucessos musicais do ano: Baião Caçula (Mário Genari Filho) com o autor; Kalu (Humberto Teixeira) com Dalva de Oliveira; Alguém Como Tu (José Maria de Almeida/Jair Amorim) com Dick Farney; Canção da Criança (Francisco Alves/Renê Bittencourt) com Francisco Alves; Nunca (Lupicínio Rodrigues) com Isaurinha Garcia; Nem Eu (Dorival Caymmi) com o autor.





- É lançada por Adolpho Bloch a revista semanal Manchet
e, colorida e moderna, para competir com O Cruzeiro de Assis Chateaubriand.







- É criada a CNBB - Conferência Naciona l dos Bispos do Brasil que, de caráter conservador, torna-se progressista após o papado de João XXIII.





- Destaques literários do ano: Os Subterrâneos da Liberdade, de Jorge Amado (1912 - 2001), ode ao Partido Comunista, que ele, mais tarde, na prática, renegaria; Exploração do Tempo, de Cyro dos Anjos e O Problema do Sindicato Único no Brasil, de Evaristo de Morais Filho.



- O Brasil ganha o campeonato Pan-Americano de Futebol no Chile, ao vencer a dona da casa por 3 x 0, contando, no elenco, com Djalma Santos, Eli, Nilton Santos, Brandãozinho, Castilho e Pinheiro. Agachados: Julinho, Didi, Baltazar, Pinga e Rodrigues.

.

- A Portuguesa de Desportos se torna campeã do torneio Rio-São Paulo, com o time base contando com Muca, Nena, Noronha, Djalma Santos, Brandãozinho e Ceci. Julinho, Renato, Nininho, Pinga e Simão, ficando o Vasco da Gama, campeão carioca da temporada, com o vice-campeonato.

- É lançado em Minas Gerais o semanário de caráter progressista O Binômio, tendo como figuras de proa, José Maria Rabelo, Wander Pirolli e um novato que daria muito que falar no futuro, Fernando Gabeira.




- O Brasil tem um novo herói. Ademar Ferreira da Silva é Medalha de Ouro na modalidade salto triplo (16,22m) nos jogos olímpicos de Helsinque, capital da Finlândia. Também ganham medalhas o nadador Tetsu Okamoto (bronze) e José Telles da Conceição (bronze), no salto em altura.






- É criado por Getúlio Vargas o Parque Nacional do Xingu, a maior reserva indígena do país.






Em um espetáculo que se tornaria trágico, amplamente coberto por toda a imprensa, mais morrom do que nunca, o sertanista Aires da Cunha e a índia kalapalo Diacuí se casam na igreja da Candelária.





-
Nascem o campeão brasileiro de Fórmula 1 Nelson Piquet, o ator Paulo Betti, a atriz Vera Holtz e o cantor Luiz Melodia.






- Loucuras do Imperador, peça de autoria de Paulo Magalhães, se torna o primeiro grande sucesso de Fernanda Montene
gro, ficando quatro meses em cartaz.

- Na TV Tupi, após as dificuldades iniciais, já estão no ar a TV de Vanguarda, o primeiro teleteatro da televisão brasileira, o Clube dos Artistas, apresentado até a década de 80 pelo casal Aírton e Lolita Rodrigues, a primeira adaptação do Sítio do Pica-Pau A marelo, de Monteiro Lobato, adaptação de Tatiana Belinky.



- O Corinthians, contando com Gilmar, Idário, Olavo, Goiano, Homero e Roberto (em pé). Cláudio, Luizinho, Baltazar, Rafael e Souzinha (agachados), é o bicampeão paulista da temporada de 1952, vencendo o Santos por 3 X 2.





- Já existem cerca de 11 mil televi
sores no país.








- Violenta rebelião de presos no presídio da Ilha Anchieta, em São Paulo, com mais de 100 mortos.



- Vencendo o Bangu pelo placar de 2 X 1, o Vasco da Gama, com o time base formado por Barbosa, Haroldo, Augusto, Danilo, Jorge e Eli. Agacha dos: Edmur, Ipojucan, Ademir, Maneca e Chico, se sagra campeão carioca de futebol de 1952.




- Em virtude das violentas tempestades que assolaram o Rio de Janeiro durante o desfile das escolas de samba, o resultado foi considerado prejudicado, não havendo, portanto, vencedores no desfile desse ano.


- A maioria dos programas televisivos leva o nome de seu patrocinador: Telenotícias Panair, Telejornal Bendix, Reportagem Ducal, Telejornal Pirelli, Sabatina Maisena etc.




0 comentários:

Postar um comentário

<< Home