27.8.06

ALÉM DO MAIS...


- Morre aos 64 anos de idade, feio, pobre e doente, Oswald de Andrade (1890 - 1954), papa do modernismo brasileiro e autor de Os Condenados, Pau Brasil, Marco Zero, Memórias Sentimentais de João Miramar e Sob as Asas de Mamãe.





- Evaldo Rui, autor de vários clássicos da música popular brasileira, tais como Caminha, Memórias, Noturno, Promessa, Rosa de Maio, Saia do Meu Caminho, e um dos compositores preferidos de Elisete Cardoso, suicida-se no Rio de Janeiro.



- A baiana Marta Rocha é eleita Miss Brasil por um júri composto por intelectuais, dentre eles, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Pompeu de Souza, Santa Rosa, Helena Silveira e Manuel Bandeira. Perdeu o título de Miss Universo para a candidata norte-americana, segundo se disse, por ter a bunda um pouco acima do padrão americano (duas polegadas a mais). A partir daí, virou mania nacional e uma das mulheres brasileiras mais famosas de todos os tempos.



- O Flamengo, contando com Garcia, Servilho, Pavão, Jadir, Dequinha e Tomires. Joel, Rubens, Indio, Benitez e Zagalo se consagra bi-campeão carioca de futebol, vencendo o Bangu por 5 X 1.





- O Corínthians, com o time titular formado por Gilmar, Homero e Alan; Idário, Goiano e Roberto; Cláudio, Luizinho, Baltazar, Rafael e Simão, sendo técnico Osvaldo Brandão, além do título de campeão paulista da temporada, empatando com o Palmeiras por 1 X 1, ganha também o torneio Rio-São Paulo, derrotando o Palmeiras pelo placar de 1 X 0.






- Maria Della Costa e Jardel Filho ganham o Saci de teatro como os melhores atores do ano.




- O IBOPE realiza as primeiras pesquisas de audiência na televisão brasileira, iniciando uma ditadura que persiste até hoje.





- Nelson Gonçalves e Ângela Maria são eleitos pela crítica especializada os melhores cantores do ano.









- Morre no Rio de Janeiro o compositor José Gonçalves, o Zé da Zilda, autor de imortais sucessos, destacando-se Vai Que Depois Eu Vou, Ressaca, Império do Samba, Saca-Rolha, Jura, Quem Mente Perde a Razão e Aos Pés da Cruz.



- Para desespero dos latifundiários, Francisco Julião (1915 - 1999) cria a primeira liga camponesa no Brasil.




- Celso Furtado (1920 - 2004) lança Economia Brasileira, seu primeiro livro sobre a economia brasileira.



- A Mangueira, com o enredo Rio Através dos Séculos, (Rio de Janeiro de Ontem e Hoje), samba-enredo de autoria de Cícero e Pelado, vence o desfile das escolas de samba no Rio de Janeiro.




- São Paulo comemora com pompas e circunstância seu lV Centenário de fundação.









É produzido o primeiro seriado no Brasil – Capitão Sete –, estrela do por Ayres Campos e Idalina de Oliveira, uma das primeiras garotas propagandas a ficar famosa no Brasil.






- Destaques na literatura: Bandeirantes e Pioneiros (Viana Moog), Luta Corporal (Ferreira Gullar), O Caráter Nacional do Brasileiro (Dante Moreira Leite) e Histórias de Minha Infância (Gilberto Amado).



- Apresentado por Aírton e Lolita Rodrigues, estréia na TV Tupi o programa Almoço com as Estrelas, um dos mais duradouros programas da televisão brasileira, ficando no ar até a década de 80.

Nenhum comentário: