4.8.06

ALÉM DO MAIS...



- É lançado O Continente, de Érico Veríssimo, primeira parte da trilogia O Tempo e o Vento, saga gaúcha de qualidade superior.


- Intentando a moralização dos costumes e fortalecer os laços familiares, a Igreja Católica lança uma campanha de massas, de cunho conservador, denominada "Legião da Decência".


- Com sede no prédio dos Diários Associados, o Museu de Arte Moderna de São Paulo abre suas portas para a mostra "Do Figurativo ao Impressionismo", da qual participam obras de Picasso, Chagall, Miró, Di Cavalcanti, Anita Malfati, Volpi, Clóvis Graciano, Jean Arp, Alexander Calder, Wassily Kankinsky e outros. Apesar dos pesos pesados acima mencionados, ela foi mal recebida, o que não a impediu de se constituir no primeiro passo para o surgimento da Bienal de São Paulo.


- São Paulo se sagra campeão paulista de
1949, vencendo o Santos por 3 X 1, com o ex-vascai
no Friaça estreando no time e se tornando o artilheiro do campeonato com 24 gols. Foi também o último título conquistado por Leônidas da Silva no São Paulo.


- A Rádio Nacional é a emissora líder em audiência em todo o Brasil, segundo o IBOPE, com 66,9% das preferências populares. Em segundo, a Tupi do Rio de Janeiro (28,3%), ficando o terceiro lugar com a Continental (24%).



- A Revista do Rádio atinge a marca de 50.000 exemplares vendidos, tornando-se, rapidamente, a segunda revista mais vendida no país, apenas suplantada por O Cruzeiro, dos Diários Associados.


- Seguindo o modelo implantado pelos norte-americanos em toda a América Latina, e objetivando o treinamento de líderes civis e militares para uma eventual guerra entre as superpotências (EUA X URSS), é criada no Rio de Janeiro a Escola Superior de Guerra - ESG, que acabou por se converter em força policial de combate à ideologia marxista.



- Lançada com pompas e circunstâncias a obra prima de Florentan Fernandes A Organização Social dos Tupinambás, tornando seu autor um astro da sociologia Brasileira.


- Mangueira, com o enredo Apologia ao Mestre (samba-enredo de Nelson Sargento/Alfredo Português) e Império Serrano, com o enredo Exaltação a Tiradentes, (samba-enredo de Mano Décio, Penteado e Stanislau Silva) em desfiles diferentes, vencem o carnaval carioca.



- Nasce a cantora Simone.




- O Vasco da Gama se sagra, invicto, com Heleno de Freitas no time, campeão carioca de futebol, vencendo o Flamengo, no segundo turno, pelo placar de 5 X 2.


- Inaugura-se, na Baixada Fluminense, a Fábrica Nacional de Motores, pioneira da indústria automobilística no Brasil, com a finalidade de produzir veículos de carga pesada.


- Nasce o compositor Paulo César Pinheiro.



- O Presidente Eurico Gaspar Dutra visita os Estados Unidos da América.Ato pró Petrobrás é reprimido pela polícia em Santos.



- Em Campinas, é realizado o Primeiro Congresso da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC.



- Nasce Rui Maurity, cantor e compositor.



- Carlos Lacerda funda no Rio de Janeiro o jornal Tribuna da Imprensa, que ainda daria muito o que falar.





Nenhum comentário: